O QUE É TELECONSULTA?



A Teleconsulta ou consulta médica online é uma modalidade de consulta médica realizada a distância, com o auxílio da tecnologia da informação e comunicação, usando prontuário eletrônico em nuvem com videoconferência.


Ou seja, na teleconsulta, médico, paciente e outros profissionais de saúde não se encontram no mesmo local físico, todo o processo é realizado no meio digital.


O atendimento remoto é possível graças à utilização da internet, de aplicativos e de plataformas on-line.


Para receber um atendimento por Teleconsulta, basta acessar o link a seguir:


VANTAGENS DA TELEMEDICINA NA TELECONSULTA
1 -

Mantém os profissionais de saúde perto do paciente nos casos de risco de contaminação.

2 -

Evita deslocamentos desnecessários, beneficiando pacientes com mobilidade reduzida, debilitados ou que vivem em áreas remotas.

3 -

Agiliza o atendimento de pacientes crônicos utilizando o telemonitoramento domiciliar.

4 -

Permite o acesso à médicos e especialistas que não existem na sua região por um preço justo.

5 -

O agendamento é mais flexível, com opções de atendimentos fora do horário comercial.

COMO FUNCIONA A TELECONSULTA?
PASSO 1

O paciente agenda a teleconsulta de acordo com a disponibilidade do médico diretamente no nosso Portal de Telemedicina.

PASSO 2

Após confirmação do pagamento, o paciente pode anexar todos os exames antigos, receitas e ainda preencher um questionário que dará informações iniciais sobre a sua doença para o médico que realizará o atendimento.

PASSO 3

Na data e hora marcados para a Teleconsulta, o médico e paciente recebem um link da sala de videoconferência por SMS ou whatsapp e no horário marcado, iniciam o Teleatendimento.

PASSO 4

Durante a Teleconsulta, o médico terá acesso aos dados enviados pelo paciente e ainda poderá inserir no prontuário eletrônico todas as novas informações de acompanhamento.

PASSO 5

Na plataforma de teleconsulta é possível anotar sintomas, fazer diagnósticos presuntivos, solicitar exames, emitir atestados e prescrever medicamentos com assinatura digital.

PASSO 6

Os documentos e receitas digitais gerados na plataforma de Telemedicina ficam arquivados na pasta do paciente e podem ser encaminhados por whatsapp, SMS ou e-mail para impressão ou utilizados para adquirir os medicamentos diretamente nas farmácias usando um QRCODE, visto que existe uma integração da receita com os sistemas das farmácias.

PASSO 7

Se houver necessidade de Telemonitoramento ou teletriagem, o médico escolhe na Plataforma de Telemedicina a enfermeira de plantão e solicita o acompanhamento do paciente, escolhendo a data e regularidade do telemonitoramento, tudo integrado e online.

PASSO 8

O paciente pode marcar quantos retornos achar necessário, de acordo com a configuração que cada médico faz em sua agenda eletrônica.


Especialidades | TELEDIAGNÓSTICO

Cardiologia

Ecg, holter, mapa

 

Neurologia

eeg clínico

eeg ocupacional

Pneumologia

Espirometria clínica

e ocupacional

Radiologia Geral

Rx, mamo, tc, rm

 


PERGUNTAS FREQUENTES
POR QUE USAR A TELECONSULTA?

A utilização da teleconsulta permite ao paciente aproveitar de uma série de vantagens e comodidades como: evitar grandes deslocamentos para chegar até os especialistas, uma vez que todo o atendimento é realizado online, redução de custos, uma vez que não existe gastos com locomoção e as consultas tem valores menores, a comodidade de ser atendido onde e quando quiser, uma vez que o agendamento é mais flexível, com opções inclusive fora dos horários de expediente normal.

COMO UM MÉDICO CONSEGUE ME OFERECER UM DIAGNÓSTICO POR VÍDEO-CONFERÊNCIA?

A consulta médica é baseada nas queixas do paciente e nas respostas dadas ao médico durante o atendimento.

Ao realizar uma consulta por videoconferência, o médico é capaz de fazer as mesmas perguntas que faria no modelo presencial e o exame físico apenas complementa o que o médico já tem como suspeita, baseado nas respostas obtidas. Isso é chamado e semiologia médica e para para solucionar esse problema de não ser feito o exame físico no Teleatendimento, o médico solicita exames complementares que ajudarão no diagnóstico.

SER ATENDIDO POR UM MÉDICO USANDO A TELECONSULTA É LEGAL?

Sim, foi flexibilizado conforme a Lei nº 13.989 de março de 2020. Devido à crise gerada pelo coronavírus, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Governo Federal autorizaram, em caráter emergencial, a ampliação do uso da telemedicina.


A partir dessa lei, ficou permitido o uso da tecnologia sem a necessidade de proximidade física com o paciente – tendo em vista que, anteriormente, a recomendação é que a primeira consulta fosse presencial. As novas regras para telemedicina contribuem especialmente nos casos que exigem monitoramento contínuo dos médicos.


Isso porque é possível manter a continuidade dos tratamentos de forma online, evitando que o paciente se desloque para um hospital e corra o risco de ser contaminado. De acordo com a lei, porém, é importante que o médico deixe claro aos pacientes que a telemedicina possui algumas limitações, como a impossibilidade de realizar exames físicos.

POSSO MARCAR TELE CONSULTA COM MEU CONVÊNIO?

Em uma Plataforma de Telemedicina não existe intermediação dos convênios, tudo é feito entre o médico e o paciente sem o uso de empresas de convênio. A vantagem de usar a Teleconsulta na telemedicina é que o valor é muito menor do que uma consulta particular, permitindo o acesso à médicos e especialistas de grandes centros que nem realizam atendimentos por convênio, uma vez que que o valor repassado pelo convênio é muito inferior ao que você estará pagando diretamente à ele.

O QUE PRECISO PARA PARTICIPAR DE UMA TELECONSULTA?

Basta ter um telefone celular, um tablet ou um computador com webcam. No dia marcado, o médico e o paciente entrarão numa sala virtual de atendimento totalmente segura para sua comunicação.

POR QUE OPTAR POR TELE CONSULTA MÉDICA AO INVÉS DE IR ATÉ A CLÍNICA?

A Teleconsulta é uma opção oferecida pela Telemedicina e é o meio mais seguro para ter acesso a um médico especialista sem se expor a riscos de contaminação, principalmente durante grandes epidemias ou pandemias. Além disso, esse método permite ao paciente economizar e ainda receber um atendimento de qualidade, pagando pelo procedimento e sem arcar com os demais custos de tempo e dinheiro para ir até o consultório do médico.

SOBRE A TELEMEDICINA MORSCH

A Telemedicina Morsch Iniciou suas atividades em 2001 como uma Clínica de Cardiologia e rapidamente expandiu para outras áreas. A empresa atua exclusivamente em Telemedicina desde 2005 com interpretação de exames em todas as especialidades. Possui uma equipe completa de especialistas com registro em seus Conselhos Regionais e RQE de cada especialidade registrado no Conselho Federal de Medicina.


Disponibiliza ainda uma equipe de suporte em tempo integral para treinamento dos técnicos em enfermagem dos seus clientes com ensino a distância. Usa uma plataforma de Telemedicina própria em nuvem, com transmissão dos dados de forma criptografada. Todos os laudos a distância são assinados digitalmente para segurança do paciente, evitando fraudes.


Depoimentos

“Temos à disposição uma equipe de profissionais que prontamente fazem a avaliação, facilitando aos médicos de nossa unidade agilizarem o diagnóstico e os encaminhamentos e fazendo com que nossos pacientes possam chegar à solução de seus problemas com satisfação.”

Administração Municipal de Aratiba

“Mantemos contrato de prestação de serviço com a Morsch desde o ano de 2005 para cardiologia e desde lá só temos elogios e agradecimentos pela alta competência e eficiência. Agradecemos por todos os anos de parceria e temos certeza de que a qualidade e a presteza em nosso atendimento estão só nos trazendo segurança em nosso trabalho e dos nossos clientes.”

Direção do Hospital Santo Antônio