O QUE É TELECONSULTA?



A Teleconsulta ou consulta médica online é uma modalidade de consulta médica realizada a distância, com o auxílio da tecnologia da informação e comunicação, usando prontuário eletrônico em nuvem com videoconferência.


Ou seja, na teleconsulta, médico, paciente e outros profissionais de saúde não se encontram no mesmo local físico, todo o processo é realizado no meio digital.


O atendimento remoto é possível graças à utilização da internet, de aplicativos e de plataformas on-line.


Para receber um atendimento por Teleconsulta, basta acessar o link a seguir:


VANTAGENS DA TELEMEDICINA NA TELECONSULTA
1 -

Mantém os profissionais de saúde perto do paciente nos casos de risco de contaminação.

2 -

Evita deslocamentos desnecessários, beneficiando pacientes com mobilidade reduzida, debilitados ou que vivem em áreas remotas.

3 -

Agiliza o atendimento de pacientes crônicos utilizando o telemonitoramento domiciliar.

4 -

Permite o acesso à médicos e especialistas que não existem na sua região por um preço justo.

5 -

O agendamento é mais flexível, com opções de atendimentos fora do horário comercial.

COMO FUNCIONA A TELECONSULTA?
PASSO 1

O paciente agenda a teleconsulta de acordo com a disponibilidade do médico diretamente no nosso Portal de Telemedicina.

PASSO 2

Após confirmação do pagamento, o paciente pode anexar todos os exames antigos, receitas e ainda preencher um questionário que dará informações iniciais sobre a sua doença para o médico que realizará o atendimento.

PASSO 3

Na data e hora marcados para a Teleconsulta, o médico e paciente recebem um link da sala de videoconferência por SMS ou whatsapp e no horário marcado, iniciam o Teleatendimento.

PASSO 4

Durante a Teleconsulta, o médico terá acesso aos dados enviados pelo paciente e ainda poderá inserir no prontuário eletrônico todas as novas informações de acompanhamento.

PASSO 5

Na plataforma de teleconsulta é possível anotar sintomas, fazer diagnósticos presuntivos, solicitar exames, emitir atestados e prescrever medicamentos com assinatura digital.

PASSO 6

Os documentos e receitas digitais gerados na plataforma de Telemedicina ficam arquivados na pasta do paciente e podem ser encaminhados por whatsapp, SMS ou e-mail para impressão ou utilizados para adquirir os medicamentos diretamente nas farmácias usando um QRCODE, visto que existe uma integração da receita com os sistemas das farmácias.

PASSO 7

Se houver necessidade de Telemonitoramento ou teletriagem, o médico escolhe na Plataforma de Telemedicina a enfermeira de plantão e solicita o acompanhamento do paciente, escolhendo a data e regularidade do telemonitoramento, tudo integrado e online.

PASSO 8

O paciente pode marcar quantos retornos achar necessário, de acordo com a configuração que cada médico faz em sua agenda eletrônica.


Especialidades ATENDIDAS

Cardiologia adulto

Cardiopediatria

 

Neurologia adulto

Neuropediatria

Medicina do sono

Pneumologia adulto

Pneumologia pediátrica

Tratamento da asma

Clínica Geral

Multidisciplinar

 


PERGUNTAS FREQUENTES
POR QUE USAR A TELECONSULTA?

A utilização da teleconsulta permite ao paciente aproveitar de uma série de vantagens e comodidades como: evitar grandes deslocamentos para chegar até os especialistas, uma vez que todo o atendimento é realizado online, redução de custos, uma vez que não existe gastos com locomoção e as consultas tem valores menores, a comodidade de ser atendido onde e quando quiser, uma vez que o agendamento é mais flexível, com opções inclusive fora dos horários de expediente normal.

COMO UM MÉDICO CONSEGUE ME OFERECER UM DIAGNÓSTICO POR VÍDEO-CONFERÊNCIA?

A consulta médica é baseada nas queixas do paciente e nas respostas dadas ao médico durante o atendimento.

Ao realizar uma consulta por videoconferência, o médico é capaz de fazer as mesmas perguntas que faria no modelo presencial e o exame físico apenas complementa o que o médico já tem como suspeita, baseado nas respostas obtidas. Isso é chamado e semiologia médica e para para solucionar esse problema de não ser feito o exame físico no Teleatendimento, o médico solicita exames complementares que ajudarão no diagnóstico.

SER ATENDIDO POR UM MÉDICO USANDO A TELECONSULTA É LEGAL?

Sim, foi flexibilizado conforme a Lei nº 13.989 de março de 2020. Devido à crise gerada pelo coronavírus, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Governo Federal autorizaram, em caráter emergencial, a ampliação do uso da telemedicina.


A partir dessa lei, ficou permitido o uso da tecnologia sem a necessidade de proximidade física com o paciente – tendo em vista que, anteriormente, a recomendação é que a primeira consulta fosse presencial. As novas regras para telemedicina contribuem especialmente nos casos que exigem monitoramento contínuo dos médicos.


Isso porque é possível manter a continuidade dos tratamentos de forma online, evitando que o paciente se desloque para um hospital e corra o risco de ser contaminado. De acordo com a lei, porém, é importante que o médico deixe claro aos pacientes que a telemedicina possui algumas limitações, como a impossibilidade de realizar exames físicos.

POSSO MARCAR TELE CONSULTA COM MEU CONVÊNIO?

Em uma Plataforma de Telemedicina não existe intermediação dos convênios, tudo é feito entre o médico e o paciente sem o uso de empresas de convênio. A vantagem de usar a Teleconsulta na telemedicina é que o valor é muito menor do que uma consulta particular, permitindo o acesso à médicos e especialistas de grandes centros que nem realizam atendimentos por convênio, uma vez que que o valor repassado pelo convênio é muito inferior ao que você estará pagando diretamente à ele.

O QUE PRECISO PARA PARTICIPAR DE UMA TELECONSULTA?

Basta ter um telefone celular, um tablet ou um computador com webcam. No dia marcado, o médico e o paciente entrarão numa sala virtual de atendimento totalmente segura para sua comunicação.

POR QUE OPTAR POR TELE CONSULTA MÉDICA AO INVÉS DE IR ATÉ A CLÍNICA?

A Teleconsulta é uma opção oferecida pela Telemedicina e é o meio mais seguro para ter acesso a um médico especialista sem se expor a riscos de contaminação, principalmente durante grandes epidemias ou pandemias. Além disso, esse método permite ao paciente economizar e ainda receber um atendimento de qualidade, pagando pelo procedimento e sem arcar com os demais custos de tempo e dinheiro para ir até o consultório do médico.

SOBRE A TELEMEDICINA MORSCH

A Telemedicina Morsch Iniciou suas atividades em 2001 como uma Clínica de Cardiologia e rapidamente expandiu para outras áreas médicas. A empresa atua exclusivamente em Telemedicina desde 2005 com interpretação de exames em todas as especialidades - Telediagnóstico e Teleconsultas. Possui uma equipe completa de especialistas com registro em seus Conselhos Regionais e RQE de cada especialidade registrado no Conselho Federal de Medicina.



Depoimentos

“Temos à disposição uma equipe de profissionais que prontamente fazem a avaliação, facilitando aos médicos de nossa unidade agilizarem o diagnóstico e os encaminhamentos e fazendo com que nossos pacientes possam chegar à solução de seus problemas com satisfação.”

Administração Municipal de Aratiba

“Mantemos contrato de prestação de serviço com a Morsch desde o ano de 2005 para cardiologia e desde lá só temos elogios e agradecimentos pela alta competência e eficiência. Agradecemos por todos os anos de parceria e temos certeza de que a qualidade e a presteza em nosso atendimento estão só nos trazendo segurança em nosso trabalho e dos nossos clientes.”

Direção do Hospital Santo Antônio